Parque Lago das Rosas, o maior parque aberto de Goiânia, você tem que visitar!
Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!Euzinha, Sarah Vasconcelos com meu projeto DeCidadeEmCidade tirei uma tarde para aproveitar um dos melhores parques de Goiânia com minha família.
O parque Lago das Rosas é imenso, muito arborizado, tem pista de cooper com pouco mais de 2,5 km, local para fazer exercício, estacionamento por vários pontos de sua extensão, ele fica situado no setor Oeste que é considerado bairro de classe média alta da capital goiana.
O parque Lago das Rosas fica anexo ao zoológico da cidade, uma ótima oportunidade para quem quer fazer dois passeios no mesmo dia, então fica a dica para quem quiser fechar o dia com chave de ouro, visite o zoológico e depois tire umas horinhas para descansar no parque lago das rosas.
Ao longo do passeio é possível encontrar diversos ambulantes vendendo lanches tem de tudo um pouco para não sair do parque com fome, são muitas opções de gordices como churros, pastel, pipoca, sorvete, salada de fruta, picolé, refrigerante, açaí, água de coco, caldo de cana.
O parque Lago das Rosas é o parque mais antigo de Goiânia, foi Construído na década de 40 e até hoje mantém seu estilo de construção Art déco em suas muretas, ele também já foi famoso balneário quando a cidade ainda não tinha clubes com piscinas, isso mesmo, o lago do parque já pode ser usado para banhos e frequentado como um piscinão pelos moradores.
No parque ainda há um trampolim que é um monumento tombado pelo Iphan, no meu canal no youtube coloquei um vídeo desse passeio, clique aqui e confira o vídeo completo.
Nos anos da ditadura o Lago das Rosas foi um centro de convergência e mobilização do movimento estudantil, pois nele foi construída a sede (O Castelinho) da União dos Estudantes Secundaristas no início dos anos da ditadura, por isso guarda em sua história momentos importantes da participação dos estudantes no cenário político do país.
O parque conta também com a atração dos pedalinhos de patinhos para fazer um passei utilizando os pedalinhos eu paguei o valor de 20,00 por 15min, nessa visita que fiz infelizmente me senti decepcionada com o estado de conservação dos peladinhos, pois estavam bem velhos, faço visita com frequência ao parque e não vejo melhora nos pedalinhos a alguns anos, então fica a dica, tem que ter força nas pernas para conseguir dar uma volta completa no lago. Mas ainda assim, quando estamos no meio do lago, descansando as pernas, a vista é linda, nos faz refletir que temos um ótimo recurso de lazer no centro da cidade e usufruirmos tão pouco dele.
Por ser um parque aberto e muito grande, um dos pontos mais questionados é se o local é seguro, na minha opinião aos finais de semana por ser mais movimentado é mais seguro por ter mais policiamento na região.
Já no meio da semana devido a queda de visitantes o parque aglomera um número maior de moradores de rua, a poucos ambulantes comercializando seus produtos e consequentemente menos policiamento. A noite o local também é pouquíssimo frequentado, costuma ter movimentação até as 20:00h, após esse horário fica bem vazio e assim aumenta o risco de andar em um parque tão grande e aberto como o Lago das Rosas.
Acesse meu canal no YouTube e confira o vídeo do lago das rosas e de outros parques da cidade no vídeo melhores parques da cidade de Goiânia.