Tá pensando em abrir seu próprio negócio? Vou te contar um pouquinho da minha experiência.
Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!Há 7 anos pedi demissão do meu emprego de carteira assinada (CLT), motivos? Foram vários, mas a situação de ter me tornado mãe e sem estrutura financeira para dar a meu filho melhores condições de onde ficar enquanto eu trabalhava foi o estopim para largar de vez o trabalho que não era viável para a situação que eu estava.
Comecei a pesquisar e a estudar alguns meses antes formas de ganhar dinheiro trabalhando meio período ou em casa e nesta pesquisa me deparei com uma profissão que já havia exercido a alguns anos atrás (arte finalista), naquele mesmo instante comecei a pesquisar formas de me atualizar no seguimento, pois já havia mais de 10 anos que não fazia nenhum trabalho na área, então comprei um curso online para atualizar meus conhecimentos e comecei a fazer minhas divulgações ainda trabalhando como CLT.
Em menos de 6 meses já estava conseguindo ter alguns clientes, mas o computador que eu tinha não me ajudava em nada, esquentava, travava e desligava sozinho. Precisei tomar uma decisão em relação a ter um maquinário e coloquei como meta comprar um computador para conseguir trabalhar de verdade, assim fiz consegui comprar um computador bom usado em uma plataforma online e aí sim consegui dar continuidade aos meus objetivos.
Porque contei sobre o computador? Porque a realidade é uma só, você precisa de equipamento para conseguir trabalhar neste segmento, então caso deseje iniciar seus serviços como um arte finalista isso é o mínimo que você precisará ter.
Logo depois comecei minha dedicação em anúncios orgânicos das redes sociais, entre os amigos e familiares, os mais próximos costumavam a fazer os serviços e eu sempre dava um bom desconto para ter um portfólio completo, mas depois de um tempo percebi que os clientes externos que me procuraram achavam caro o meu serviço e foi onde comecei a perceber que estava concorrendo com muitos profissionais que faziam a suas artes na plataforma do CANVA-PRÓ.
Eu aprendi a fazer arte/design em programas gráficos como photoshop , illustrator e corel draw e são programas que geram uma qualidade bem superior ao projetos realizado na plataforma do CANVA-PRÓ, no início fiquei muito chateada e debatia com o cliente a qualidade, até que um certo dia resolvi me especializar neste programa e fazer dele meu aliado na produção das minhas artes gráficas, e pode acreditar que hoje ele é mais usado do que os demais programas.
Eu simplesmente passei a ter uma tabela diferenciada de valores e tipos de clientes, atendendo aqueles que desejam projetos mais básicos no estilo CANVA, até aqueles que precisam de um design único, com tratamento de imagem ou até efeitos e acabamentos que o programa do CANVA-PRÓ não pode fazer.
Após um ano trabalhando no seguimento ainda na CLT percebi que tinha um grande potencial, pois meu trabalho extra como arte finalista estava me trazendo mais dinheiro que meu trabalho de carteira assinada e senti confiança para dar continuidade na minha profissão sem a segurança da CLT.
Lógico, estou contando resumidamente um trecho da minha experiência que pode não ser muita coisa, mas foi o bastante para me tirar de um mundo pequeno sem perspectiva para um mundo maior cheio de realizações e de esperança na minha evolução empresarial trabalhando por conta própria.
Atualmente sou uma empreendedora em dois segmentos distintos na qual você pode conhecer um pouco mais da minha trajetória me acompanhado no meu canal no youtube, este é um canal do meu segmento de viagens e turismo e por lá exponho várias dicas como neste vídeo que conto mais um pouquinho de como trabalhamos por conta própria.
Para você que deseja empreender em uma profissão online com baixo custo de investimento eu te aconselho conhecer o mercado de design gráfico, conheça a plataforma do canva-pró que será uma grande aliada nesta trajetória.