A Praça Doutor Pedro Ludovico Teixeira, mais conhecida como Praça Cívica, é considerada o marco inicial da construção de Goiânia, capital do estado de Goiás, foi a primeira praça construída, em 1933. Na praça cívica tem vários prédios que contam a história da região, um deles é o Palácio das Esmeraldas, que é a residência oficial do governo de Goiás.
Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!Pedro Ludovico Teixeira foi o primeiro morador do Palácio, na Praça Cívica também está localizado o Palácio Pedro Ludovico, o antigo Centro Administrativo, responsável pela administração financeira do estado. A praça abriga ainda o Museu Zoroastro Artiaga e o Monumento às Três Raças.
Na praça acontece a maioria das festividades da região de Goiânia, como a comemoração do aniversário da cidade que é no dia 24 de Outubro, e outros eventos culturais e religiosos de todos os estilos, a praça cívica também é palco cultural para as manifestações populares.
A Praça Doutor Pedro Ludovico Teixeira foi projetada por Atílio Corrêa Lima. No plano urbanístico de Goiânia, o arquiteto desenhou o Centro Cívico na parte mais alta da futura cidade, permitindo assim uma visibilidade maior e mais estratégica do Palácio das Esmeraldas.
A Praça Cívica de Goiânia foi tombada por sua importância cultural junto ao Acervo Arquitetônico e Urbanístico Art Déco de Goiânia.
Já o Museu Zoroastro Artiaga foi o primeiro de Goiânia, criado em 1946 no governo de Coimbra Bueno, está localizado na Praça Cívica, e leva o nome do historiador.
No Museu se pode encontrar uma gama de materiais relacionados a Goiás e à fundação de Goiânia, como aspectos arqueológicos, antropológicos da cultura indígena e da mineralogia, com uma coleção de oratórios e fotos históricas sobre o estado de Goiás.
O Museu tem funcionamento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h com entrada franca, acesse meu canal no youtube e conheça a praça.