Oi galerinha viajante, você tá aí morrendo de vontade de viajar e não sabe onde arrumar dinheiro? Ou não apenas viajar, está pensando em fazer uma grana extra para complementar a renda do mês e não sabe como conseguir!
Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!Eu tenho dicas maravilhosas para você! Que tal desapegar das coisas que não te agrega mais valor, isso mesmo, durante os anos vamos adquirindo objetos, livros, móveis, vestuários, acessórios que com o passar do tempo já não são mais usados, além de não usarmos ainda ocupamos espaço em repartimentos da nossa casa ou em armários que não deveríamos, trazendo desorganização, sensação de vazio mesmo estando cheio e desvalorização dessas coisas.
Então vou te mostrar 5 formas de desapegar e algumas dicas extras para conseguir realizar esses desapegos lucrando o máximo possível, essas dicas maravilhosas já salvou muito minhas finanças em meses que estive sufocada e até hoje uso dessas estratégias para me desapegar de alguma coisa que já não faz sentido manter.
A maioria das 5 formas de desapego está na internet, não é nenhuma novidade, visto que a ferramenta online nos ajuda a alcançar um número maior de interessados, porém, cada uma das plataformas que irei indicar tem sua particularidade de divulgação. Eu faço uso dessas ferramentas a mais de 10 anos, tanto para trabalhar quanto para o desapego, por isso com esse tempo de experiência consegui filtrar e elaborar estratégias que me fizeram obter um resultado melhor do que outras pessoas que também fazem uso, e muitas das vezes questionam o porque meu alcance é maior que o delas.
Todas as plataformas oferecem acesso gratuito e permite você anunciar aquele móvel antigo que não deseja mais, ou um objeto que está guardado mofando no seu quartinho da bagunça.
Quem me conhece sabe que sou ótima em fazer isso, pois acumulamos coisas que nem faz mais sentido ter e nos apegamos a essas coisas para uma necessidade futura que nunca chega! Então vai por mim, nessas plataformas tem gente de tudo quanto é jeito e o que não é mais interessante pra você é essencial para outra pessoa naquele momento! Euzinha já vendi um guarda roupa de madeira que pra mim deveria ir pro lixo e o rapaz se interessou em pagar cem pilas pra reformar o danado e vender! Já vendi tanquinho estragado, monitor de computador, notebook e celulares que não estavam funcionando e diversas outras coisas que se eu for listar vou ficar um bom tempo aqui! Pode acreditar, nenhuma dessas coisas nunca me fizeram falta!
Então vamos conhecer minhas plataformas preferidas que tanto me ajudam.
A primeira e mais usada é o OLX, a plataforma oferece uma gama de opções que vai desde a venda de produtos até anúncio de serviços, a plataforma é muito intuitiva e fácil de manusear, tem a segmentações bem especificadas, o que ajuda muito a obter um público alvo, diferente das outras plataformas no olx consigo voltar ao topo de visualização de forma mais rápida que nas outras, sabe como? Apenas editando e fazendo alteração nos títulos e principalmente no valor do meu anúncio, então minha dica de ouro para utilizar essa ferramenta e vender mais rápido é essa, faça sua edição para atualização das informações de uma a duas vezes por dia e verá que todos os dias terá um interessado lhe procurando.
Para isso use a seguinte estratégia, inicie com um título pequeno e vai aumentando ele nas próximas edições e reformulando esse título sempre que puder, as categorias também podem ser alteradas, veja na imagem abaixo, por exemplo, na categoria PARA SUA CASA tem as abas de produto relacionados a essa categoria, você poderá migrar seu anúncio entre essas subcategorias similares e assim renovar o anúncio e alcançar um novo público, mas caso perceba que suas visualizações estão bem ranqueadas na categoria que anunciou no início, permaneça nela, será melhor para seu desempenho.
E por último o valor, pesquise dentro da plataforma produtos relacionados ao seu e veja a média de valor que estão pedindo, você não terá que igualar o seu valor ao dos demais anunciantes, pois a região anunciada, o estado de conservação do produto, a demanda e oferta em questão do produto está relativamente ligado ao valor final que só você poderá analisar, eu costumo fazer essa pesquisa na plataforma e também costumo fazer uma pesquisa do meu produto em estado novo, ver por quanto está sempre comercializado retirando na loja, pra mim é o melhor parâmetro, depois a partir dessa pesquisa faço a análise da qualidade de conservação do meu produto que é primordial para definir seu valor de venda, com esse valor já definido acrescento uma média de 20,00 a 30,00 no valor final, sabe pra que? Simplesmente para ir reduzindo o mesmo nessa estratégia de edição diária, e se meu anúncio tiver uma grande procura e for vendido rápido consigo dar esse porcentagem de desconto ao interessado.
Minha segunda forma de fazer renda extra desapegando é no MARKETPLACE do facebook, ainda vejo muitas pessoas anunciando apenas em grupos fechados ou nas publicações dos feeds, mas o facebook fornece uma ferramenta maravilhosa e muito viável que é o MARKETPLACE.
Ela está em segundo lugar nas minhas preferências, perde apenas para olx devido a sua categorização que é menos expandida, no marketplace a maioria dos anúncios é categorizado como DIVERSOS, mas ainda assim a procura é grande.
No marketplace não tem a opção de ter seu anúncio renovado diariamente apenas fazendo algumas edições de mudanças como título, valor e fotos como feito no olx, pois no marketplace a renovação acontece periodicamente em 7 dias, e mesmo que você faça alterações no texto ou imagem antes desse período seu anúncio se mantém no mesmo lugar, mas por outro lado a plataforma oferece a estratégia de divulgar seu anúncio em grupos que você participa, então participe de grupos relacionados a vendas que geralmente aparece como sugestão e ao ativar um novo anúncio você poderá escolher até 20 grupos como esses para potencializar a sua venda, é bom ou não é?
A plataforma do marketplace é mais confusa e poluída visualmente, sempre escuto reclamações de não conseguirem encontrar o contato de telefone ou a descrição do anúncio, isso é normal, navegue brevemente na plataforma que poderá confirmar essa situação, então minha dica de ouro é, faça a edição das imagens do seu anúncio colocando o valor e o seu telefone que deseja negociar, pois o forte do marketplace é as fotos/imagens anunciadas do produto, se colocar o preço e seu contato nelas já conseguirá fechar com chave de ouro as suas publicações.
No mercado online a plataforma do MERCADO LIVRE é uma das mais conhecidas na América Latina, em algumas segmentações é a principal, e por isso essa é minha terceira indicação de desapego, o MERCADO LIVRE não é meu preferido, porém não o descarto, pois tem alguns produtos que se forem anunciados no mercado livre as chances de vender com um preço melhor é maior, e isso acontece devido a reputação da plataforma em garantir boa negociação para ambos os lados com entrega garantida para todo Brasil, então se você tem um item pouco usado e não quer perder tanto valor na venda desse item eu recomendo utilizar o mercado livre.
E chegando na nossa quarta dica de desapego, vamos falar de uma plataforma que é nota 10 em relação ao desapegos de roupas, calçados e acessórios, essa plataforma é a ENJOEI , para mim uma das coisas que mais acumulamos durante a vida é roupas, vira mexe compramos e ganhamos roupas que com o tempo desgostamos e ficam ali estocadas, acreditando que voltaremos a gostar ou encontraremos uma ocasião propícia para usarmos, e na maioria das vezes isso não acontece, não é verdade! Eu por exemplo costumo acumular em média 2 sacos de 100 litros no período de 6 meses, para ser mais clara uma média de 150 peças de roupas e calçados, antigamente fazia a doação dessas roupas para igrejas e para pessoas que passavam pedindo na porta, mas ao conhecer as plataformas que mencionem acima passei a divulgar nelas e foi um dos itens que desapeguei mais rápido.
Para mim a plataforma ENJOEI é uma das melhores, pois ela tem um segmento bem específico voltado para a moda, a plataforma é muito fácil de usar e dá todo suporte necessário em relação a entrega para todo o Brasil de forma simplificada, diferente das outras ela faz a cobrança de uma porcentagem, mas é um valor insignificante, vale muito a penas investir, nela você consegue montar como se fosse uma lojinha virtual e fazer suas divulgações diariamente, estou me referindo a ela como uma plataforma de desapego de roupas e acessórios, mas ela aceita a venda de diversos outros itens como objetos, papelaria e itens para casa e decoração, vale muito apena divulgar, como diz o ditado, tudo que tem um nicho específico tende a ser mais visto.
E pra fechar com chave de ouro esse artigo, vou falar um pouquinho de um aplicativo que não é basicamente uma plataforma online mas todo mundo tem e que eu utilizo como ferramenta de venda, é nosso queridinho whatsapp, isso mesmo galerinha, o whatsapp é um aplicativo fantástico, ao longo dos anos vamos acumulando em nossos registros de contatos pessoas que são amigos, clientes, familiares e essas pessoas poderão se tornar potenciais compradores de produtos que divulgarmos, isso porque já teve em algum momento algum vínculo com você e isso aumenta a confiabilidade mútua. Outra vantagem é que em geral as vendas realizadas pelo whatzapp tem a flexibilidade de negociação e compreensão sobre algum detalhe na venda, veja abaixo a dica.
Então como dica de ouro para esse meio de desapego indico que você faça um vídeo explicando o motivo de estar desapegando daquele item, informe no vídeo o tempo que fez uso desse item e quais os benefícios em adquiri-lo, e o principal informe porque está desapegando, as pessoas se interessam muito nessa resposta, essa forma de divulgação é perfeita e é uma forma de anunciar que nos outros meios de divulgação não tem, como estratégia você poderá fazer sua divulgação por meio de uma lista de transmissão, nesse caso pode fazer a lista deixando visível que você está divulgando para diversas pessoas, em geral a lista de transmissão é enviada para até 256 pessoas e na maioria das vezes o anúciante tenta fazer a transmissão como se tivesse falando apenas para uma pessoa, pra não parecer uma lista de transmissão, só que para divulgação de desapego você deverá fazer o contrário, deverá elaborar seu anúncio com frases que demonstre estar divulgando para várias pessoas e deve colocar uma frase de urgência, como por exemplo:
“Este item está com um valor abaixo do preço de mercado e em ótimo estado de conservação, não farei reserva, o primeiro que me procurar com interesse já farei a venda, obrigado pela compreensão”.
Essa é uma das estratégias, a outra é você fazer o anúncio diariamente no status do seu aplicativo, poste foto já com o valor do item editado na foto/imagem pois as pessoas não costumam fazer leitura na descrição, e faça também um vídeo do produto para aumentar o interesse dos visualizadores.
Todas as plataformas online que citei no artigo são gratuitas, porém, todas oferecem a versão PRO, que é a versão paga para otimizar seus anúncios, eu em particular não costumo utilizar essa versão PRO, visto que as minhas vendas não costumam ser de urgência, isso porque faço meus anúncios sem pressa para vender, assim o valor do meu produto não diminui e por isso não vejo na necessidade de ter um custo para o desapego. Agora, se você está com urgência pra fazer uma venda, precisa desapegar de forma rápida devido a alguma mudança ou algo similar, o anúncio pago pode ser uma solução, lembrando que nas vendas urgentes você nunca terá um lucro plausível, será sempre para sair do sufoco, se estiver em um cenário assim poderá escolher duas estratégias, fazer seu anuncio no valor normal que deseja e investir nos anúncios pagos, pois os anúncios pagos chegaram a mais pessoas de forma rápida, e a outra opção é reduzir bruscamente o valor do seu item, essa é uma das opções que faz você vender muito rápido nessas plataformas, então se organize para que consiga fazer um bom desapego.